Um Novo Emplastro

11-09-2011 14:37

Este fim-de-semana ocorreu em Braga o congresso do PS, o primeiro da última década sem a presença do “Pinóquio”, e com o seu novo secretário-geral recentemente eleito, que aliás protagonizou um episódio deveras curioso, o “jotinha cor-de-rosa”, decidiu dar uma volta pelos bastidores, mais concretamente pela zona reservada aos jornalistas e foi-se plantar junto a dois profissionais, na altura em que estes entrevistavam o presidente da câmara municipal de Lisboa.

A atitude do António José Seguro, surpreendeu não só os jornalistas como o próprio António Costa, que rapidamente se prontificou a dar o seu lugar ao líder e abandonou o local.

Além do insólito, o episódio vem vincar uma imensa diferença entre o anterior líder e o actual, se o “Pinóquio” mantinha os jornalistas ao longe, e sempre que podia hostilizava-os, servindo-se dos mesmos quando tal lhe convinha, já o “jotinha”, não está com contemplações vai para cima deles, e impõe-lhes a sua presença.

Esta estratégia a manter-se, vai certamente apimentar e colorir a política em Portugal, imaginem o “jotinha” a perseguir o “mais africano de sempre”, aos saltos por detrás dele tipo emplastro.

Imaginem os jornalistas a trabalhar, ao mesmo tempo que olham pelo canto do olho sempre á espera que o António José Seguro lhes caia na entrevista, como mosca em tigela de sopa, vai ser engraçado ver os seguranças a tentar afastar o “jotinha”, para que os jornalistas possam trabalhar.

Outra das mudanças saídas deste congresso, é o abandono da rosa em prol do regresso do punho, como imagem do partido, ou seja vamos ter mais ginásio e menos jardins, a mim até me parece bem, muitas vezes mais vale um soco bem dado que um punhado de rosas, bem vistas as coisas os últimos anos provaram-nos que as rosas também têm espinhos. 

facebok