Queres Jogar o Novo PES?

05-08-2011 15:04

Sem dúvida que preferia estar a falar do Pro Evolution Soccer 2011, que nada tem comum com este PES, que tivemos oportunidade de conhecer de viva voz pelo jovem promissor que se deslocou de scooter para uma tomada de posse e saiu da cerimónia endossado ministro e montado num Bmw, com motorista e segurança privada. Enfim ossos do ofício.

Mas vejamos quais as novas emoções que nos oferece este novo PES, o que sobressai de toda a palha que vem á mistura, é sem duvida a majoração dos subsídios de desemprego em 20% (10% por cabeça) às famílias em que ambos os conjugues estão desempregados e cujo agregado é constituído por pelo menos dois descendentes.

 Para os visados é sem dúvida um valiosa ajuda, mas os condicionalismos da própria medida, deixa fora da mesma muitas outras famílias, que atravessam iguais ou superiores dificuldades às abrangidas.

O que resta das medidas anunciadas, é um conjunto de supostas boas intenções dificilmente exequíveis e algumas bem confusas.

 Senão vejamos propõe-se a criação de acesso a micro crédito, mas haverá alguém com a cabeça no lugar que vá iniciar um negócio, com recurso a crédito, com o agudizar da recessão promovida pelas medidas tomadas contra o consumo, e os bancos estarão agora na disposição de emprestar dinheiro e a que taxas?

Exemplo da confusão é a que passo a citar” - Desenvolver programas de trabalho activos e solidários e apostar na formação dos que são vítimas de exclusão social” perceberam alguma coisa? Eu também não.

Depois existem na enorme lista outras medidas que me atrevo a dizer que cheiram imenso aquela caridade própria do regime salazarista, que fazia grande alarde das mesmas, quando a aplicação destas é a mais básica obrigação do ser humano em relação ao seu próximo, a distribuição de refeições aos mais necessitados infelizmente é uma prática de sempre e infelizmente continuará a ser, pois sempre haverá excluídos, o lamentável é que alguém se proponha a fazer desta condição uma bandeira governativa. A caridade não se faz com propaganda, pratica-se sem alaridos e ruídos.

Disto que afirmo é também exemplo, a disponibilização gratuita dos medicamentos em fim de prazo aos carenciados, isto é sem duvida o assumir de que existem para os senhores que nos governam PORTUGUESES e outros que são só portugueses, e se o principio é evitar o desperdício de medicamentos que tanto oneram a despesa, esse aproveitamento devia ser um dever de todos e não só dos carenciados, eu por norma oriento a minha vida por esta regra “o que não presta para mim, também não é bom para os outros”

Existe neste rol de boas intenções uma frase que atesta a verdadeira face desta gentalha que nos governa "É importante trabalhar para evitar que as famílias caiam na pobreza", isto foi afirmado de viva voz pelo rapazinho da scooter.

Isto dito por alguém que defende a flexibilização dos despedimentos, como forma de fomentar a economia é escandalosamente demagógico, como pode alguém defender e mostrar preocupação com a condição das famílias, quando legisla de forma a potenciar que chefes de família sejam mais facilmente despedidos?

Estes senhores por um lado defendem um liberalismo de mercado radical, onde impera o capitalismo selvagem sem regras, ao mesmo tempo que vêm com moralismos de falsos cristãos, com discursos de que se devem proteger os pobrezinhos, quando são os mentores da precariedade laboral e os fomentadores da miséria social, tenham a decência de assumir essa condição ideológica e deixem de tentar vestir a pele de cordeiros, pois tratam-se afinal de verdadeiros lobos.

facebok