Estranha Calmaria

22-07-2011 18:00

Mar flat, poderia ter dado este titulo a este apontamento, para quem não está familiarizado com a expressão esta tem o significado de mar liso sem ondas, mas ao contrário da estranha calma denotada na sociedade civil, no mar essa calmaria é natural e tem como principal consequência deixar as pranchas de surf em terra.

Já o estado letárgico em que está mergulhada a sociedade civil, não tem nada de normal, esta apática sonolência com que assimilamos as medidas gravosas que no ultimo mês nos têm sido impostas, algumas nem sequer estavam previstas em memorando algum, é francamente preocupante.

Será que está toda a gente na praia distraida com a paisagem, ou começaram a tomar calmantes, outra hipótese é a pedido de alguém andarem os serviços secretos, nos intervalos das investigações ás vidas privadas dos portugueses, a colocar pózinhos nas condutas de distribuição da água?

É na realidade assustadora a passividade com que são aceites medidas, em tudo idênticas ou piores que aquelas com que éramos confrontados há uns meses atrás.

É surpreendente a quantidade de gente desde  pseudo-economistas, comentadores, fazedores de opinião que proliferam nos canais televisivos, e em regra todos com a preocupação de transmitir a ideia, de que nem vale a pena insurgirmo-nos, pois este é o nosso destino a nossa provação.

Ao que parece não será bem assim, pelos vistos os prazos de maturidade dos empréstimos e o valor dos juros podem ser alterados, tal como acabou por acontecer.

Muitas vezes fico até com a ideia que o simples facto de alguém prevêr a existência de alguma contestação (natural) nas ruas, é considerado por estas mentes opinadoras um  autêntico sacrilégio,a ideia essencial é que se nos continuarem a fornicar nós devemos colaborar alegremente, pois é para o nosso bem.

Sim talvez tenham razão, o corte de 50% do subsidio de natal, as alterações laborais,e a subida dos transportes em 15%, são só os preliminares ( muito importantes :), a grande orgia está para breve, e acreditem está a ser preparado um bacanal daqueles, de fazer corar os que se julgavam liberais. 

No que respeita á ultima medida conhecida do aumento de transportes, pela minha parte estou a equacionar a possibilidade de deixar de utilizar os mesmos, é que não me agrada a ideia de andar de metro com uma catrefada de gente na sua maioria a cheirar a suor, e que ao que parece não se importa de ser sodomizada, quando posso andar de volvo xc 90, climatizado no melhor dos confortos, (privilégios da classe média), e só ser neste caso comido por quem eu queira.

Muito do que eu defendo e entendo como aquilo que mais se pode aproximar de uma sociedade justa, assenta na base da contribuição de cada um de nós para a mesma,  isto de acordo com os rendimentos auferidos, se para além disto o pretendido é carregar ainda mais a besta, comigo não contém, a merda continua a mesma ou ainda pior, só mudaram a cor das moscas.

facebok