Do Silêncio Insurdecedor á Diarreia Verbal

13-07-2011 21:00

Esta é a unica forma, que me ocorre para diferenciar a atitude e postura do mais alto magistrado da Republica, registada entre o primeiro mandato e o segundo que decorre. A referida criatura,( vou assim designar a personagem), na vigência do primeiro mandato, pautou a sua conduta pela discrição, não vetou nada, raramente se pronunciou acerca de algo, e quando o fez foi em termos muitos distintos dos verificados a partir do momento em que viu garantida a sua reeleição.

A estratégia seguida, até pode ser considerada como normal, e nem tão pouco será original, atendendo no entanto ao tão enfatizado mau momento que o pais já atravessava no fim do primeiro mandato, é incompreensivel manter tal estratégia, a menos que considerasse os seus próprios interesses superiores aos interesses da nação, ao que parece, foi isto que a digna criatura considerou.

É notório o mau estar e a divisão criada pelo discurso de vitória, entendendo-se que a partir dai nada seria como dantes, e que faria tudo para que o desfecho fosse aquele que se veio a verificar, recordemos a distinção de discursos em relação por exemplo ás agências de rating, dantes não ganhavamos nada com a critica ás mesmas e deviamos fazer o nosso trabalho, agora as agências já são motivo de critica e já temos algo a ganhar com essas criticas, este é apenas um exemplo entre muitos daquilo que foi a minagem do anterior executivo pela presidência da Republica. 

Nos ultimos tempos, temos assistido a diversas declarações avulsas, desde a virarmo-nos para o mar,ou dedicarmo-nos novamente á agricultura, enfim sectores primários, desbaratados e vendidos a retalho, com o incentivo cumplice da CEE que para o efeito injectou milhares de euros no nosso pais, e que foram distribuidos pela criatura, aos seus correlegionários como moeda de troca para deixarem de cultivar terras e abater a frota de pesca.

Quem não têm ainda a memória de hectares e hectares de culturas, nunca até então praticadas no nosso pais e que nem sequer eram colhidas, pois bastava semear, para se ter o direito a subsidios de fundos comunitários,(os mesmos que agora pagamos a juros obscenos), tendo assim alguns feito autênticas fortunas, comprado jipes e construido moradias.

Existe ainda uma situação, que ainda não está totalmente clara, o facto do grande amigo Oliveira e Costa, ter readquirido as acções da SLN a um valor substancialmente superior ao que estas detinham no mercado, é algo bastante nubloso, estamos a falar de acções de uma empresa cotada em bolsa, com responsabilidades para com os outros accionistas, e em que é dado um tratamento preferencial a um, que tem no minimo informação previgiliada, de que algo não estava correr bem com o BPN.

Não sou hipocrita, ao ponto de afirmar que a referida criatura, foi a unica a remar nesta direcção, não outros lhe seguiram o rumo por ele definido, o que não aceito é que agora venha apregoar aos sete ventos que é necessário os portugueses mudarem de vida, quando lhe podem ser assacadas sérias responsabilidades pela vida a que os portugueses se habituaram.

Uma das ultimas afirmações que lhe escutei, foi a de que os portugueses que maiores rendimentos auferem,(declarados é claro), devem ter uma contribuição mais substancial na comparticipação dos custos da saude?

Mas o homem acordou agora de algum coma, ou aparvalhou de vez, então isso não é já o que acontece actualmente? Caso não esteja eu equivocado, conforme os rendimentos auferidos e declarados é claro (e aqui é que reside o problema), são feitos mais ou menos descontos, com os quais o estado deve prestar os cuidados de saude.

Se o que a confusa criatura pretende é além destes descontos onerar, com mais custos os camelos que ele considera classe média, pela parte que me diz respeito não estou disposto a isso, nem a constituição permite a existência de co-pagamentos.

 E espero francamente que quem for eleito como lider dos socialistas, não abra mão desta condição, pois caso consigam rever a constituição neste parametro, o SNS tal como o conhecemos acabou.

Vejam mais uma vez o discurso da criatura em perfeita sintonia com aquilo que é o agendamento politico deste governo para a saude, retalhar entregar a privados e onerar com mais custos os que já pagam tudo!

facebok