Da Resignação à Indignação

15-10-2012 23:20

 

Resignação ou aceitação concebe a ideia de alguém que encara determinada situação, com total conformismo sem intenção de alterá-la.

Tal conformismo não concebe tão pouco qualquer outra solução nem alternativa, na realidade a resignação é frequentemente aconselhada, quando determinada situação ou circunstância é tão grave quanto supostamente imutável.

Tem sido esta mensagem que esforçadamente têm tentado passar aos Portugueses, enfatizando que fugir desta linha seria trágico e que tudo o que alcançamos até agora seria perdido.

Mas vejamos, ao que se refere concretamente o Gasparzinho quando fala em deitar tudo a perder, estará o “choninhas” a falar dos milhares das empresas que têm encerrado, dos milhares de Portugueses que têm perdido o seu trabalho, porque se for isto então não é só trágico, como também tristemente cómico e surreal, quem como eu teve teve oportunidade de ouvir Gaspar dizer que encara a sua passagem pelo governo como uma retribuição ao país, pelo esforço e custo da sua formação, terá certamente pensado mas porque é que este gajo não abandonou os estudos logo no secundário, isto sim seria um serviço ao país, pela minha parte pode ir-se embora agora, ontem já era tarde.

A resignação anda muitas vezes de mão dada com a fé, existem doutrinas e práticas que consideram que a vida é sofrimento e como tal este deve ser encarado como parte natural da vida. A aceitação é por norma contrastada pela resistência, esta ultimamente tem sido mais notória e gritante, tem sido evidente que a contestação a esta política cresce na proporção directa da tomada de consciência dos Portugueses, que a receita de austeridade só levará a mais desemprego e miséria.

Este facto tem a curiosa particularidade, de colocar cidadãos com opções políticas de quadrantes completamente distintos com o mesmo discurso, quem imaginaria ouvir por exemplo o Bagão Félix e o Arménio Carlos, ou Manuela Ferreira Leite e Jerónimo de Sousa, dizerem basicamente a mesma coisa, é esta percepção que tem feito despertar as consciências, e que tem contribuído para a mobilização dos Portugueses.

Estes finalmente acordaram da letargia em que estavam mergulhados, e a resignação deu lugar á indignação, o melhor povo do mundo está finalmente a despertar e a concluir que tem de existir outro caminho, que existem e devem ser encontradas alternativas às políticas advogadas pelo Gaspar, e se isso passar por mais tempo, então que seja mais tempo, se for necessário fazer cair o governo, então que caia.

Atrevia-me mesmo a dizer que este será o governo que conseguiu juntar em tão pouco tempo tal unanimidade junto dos Portugueses, infelizmente pelos piores motivos.

facebok