Cabecinha Pensadora

31-08-2011 19:00

 

Mais uma medida daquele que aos poucos se vem revelando como um sério candidato ao prémio do “jovem promissor do ano”, a Cristas que se cuide, ou tira mais umas cenas fixes da gaveta, tipo igual às gravatas, ou já era.

O seu colega de partido e igualmente jovem, titular do MSSS (gosto particularmente desta sigla), acabou de ter mais uma ideia daquelas, que alguns jornalistas da TVI consideram um autêntico furo jornalístico, o senhor Pedro Mota Soares, informou com grande pompa e circunstância que o seu ministério iria criar mais vinte mil vagas nas creches e infantários, e para o efeito iria ser alterada a lei, de modo a que onde até agora era permitido por exemplo ter seis bebés por berçário passaria a ser permitido ter no mesmo espaço oito, dez ou os que lá coubessem, de acordo com os técnicos que iriam analisar cada situação, aplicando-se esta prática a todas as faixas etárias.

Estão vocês a pensar mas que grande ideia, como é que ainda ninguém se tinha lembrado disto (este gajo deve ter andado na universidade de verão do PSD), bem o que é um facto é que esta medida a ser aplicada por exemplo aos transportes públicos, rapidamente reverteria a situação calamitosa dos mesmos, imaginem um passe “social + colinho”, ou seja além dos lugares sentados, passavam a existir utentes que tinham lugar ao colo dos outros, cena fixe não (a bichona da Marlene Dietrich passava a vida na linha azul do metro que é a mais comprida).

Outras cenas fixes, deste género, nos hospitais adoptavam um sistema de beliches ou prateleiras, e assim acabava-se com aquele espectáculo degradante das macas nos corredores e o problema da falta de camas estava resolvido, o mesmo poderia ser colocado em prática nos lares. Nas escolas os alunos podiam perfeitamente, ficar de pé e assim as salas de aula comportavam mais estudantes.

Agora a sério que o assunto merece, esta é uma janela de oportunidade para as supostas instituições de solidariedade, tais como as misericórdias e outras IPSS, verem os seus rendimentos majorados, senão vejamos vão receber no espaço existente um maior numero de crianças, logo a receita mensal resultante vai aumentar, porquê ao contrário da imagem que tentam passar, os utilizadores na sua esmagadora maioria pagam e bem.

  Em contrapartida as condições das crianças vão baixar significativamente, pois a ideia tal como foi afirmado pelo ministro é fazer mais com os mesmos recursos, ou seja supostamente não estão a pensar admitir novos educadores, porquê senão lá se ia o lucro.

Na realidade é uma medida que tem uma aplicação quase universal e que só podia ter saído de uma cabecinha que em regra andava sempre protegida por um capacete, certamente demasiado apertado.

facebok