Aspirinas em 2ª Mão

18-07-2011 22:30

 

Pelo que parece, está nos planos do governo ao abrigo daquilo que denomina, como plano de emergência social, a distribuição ás familias ditas carenciadas, pobres ou se preferirem os socialmente excluidos, medicamentos gratuitos.

Até aqui tudo bem,não tenho qualquer reparo a fazer. Mas espanto dos espantos, os referidos medicamentos a distribuir são reutilizados?

Estamos a falar de antibióticos em segunda mão, pilulas contraceptivas recicladas? De que raio estamos a falar?

Se existe algo que deve ser combatido é efectivamente o desperdicio, e o gasto indevido de receitas do estado, cujo peso já representa cerca de 40% do nosso trabalho.

No entanto esta tendência em que estamos a cair, ou para onde nos querem levar, de que devemos fazer caridade, e que existem uns coitadinhos dignos da nossa piedade, é algo que me enoja. As pessoas apesar da sua condição, socialmente fragilizada, não devem nem podem ser estagmatizadas, sob risco de perderem a dignidade, sendo esta em muitas situações a unica coisa que lhes resta.

 Se o governo  quer realmente poupar no desperdicio, que existe na comparticipação dos medicamentos, deve aproveitar o facto de ter agora uma maioria e legislar, sem olhar aos lobies farmacêuticos e interesses dos médicos. Obrigar ao fabrico de embalagens mais pequenas, aplicar mesmo o conceito da unidose, e fomentar as farmácias hospitalares,com lucros controlados, sendo esse o local onde deveriam ser disponibilizados os medicamentos a quem deles necessita.

facebok