Ciclideos africanos

10-07-2011 21:41

Trata-se de uma especie originária, como o próprio nome indica, do continente africano, mais concretamente dos lagos Vitória,Tanganica e Malawi cujas águas alcalinas apresentam um ph entre os 7,2 e os 8,9. 

Facto a ter em conta caso se pretenda montar um tanque de ciclideos, não pelo facto de não se adaptarem gradualmente a outros valores mais baixos, mas sim porque é dentro destes  valores, que se apresentam com todo o explendor das suas cores.

Os ciclideos africanos, são muito populares entre os aquarofilistas, exactamente pelas cores exuberantes, mais caracteristicas de especies de água salgada, mas também pela sua excelente capacidade de adaptação e resistência, mesmo em meios menos adequados.

Outra caracteristica, é a forma proficua e peculiar da sua reprodução, ao contrário dos ciclideos americanos,que fazem ninhos, sendo por este facto mais territoriais, os africanos têm o estranho método de incubação bocal, os machos fertilizam os ovos na boca da fêmea, que transporta os alevins dentro da sua boca, até o tamanho destes o permitir, e em regra estamos a falar de posturas de cerca de 15 a 30 crias. Durante este periodo que dura cerca de três semanas, é notório o "papo", por baixo da boca, e a abdicação total de se alimentar, a subida da temperatura da água do tanque em dois ou três graus, em regra propricia a reprodução. 

Como em todas as especies, deve-se adequar o numero de individuos ao do tamanho do tanque, sendo nos ciclideos fundamental que além desta regra, devemos considerar ter sempre a proporção de duas ou três femêas para cada macho, pois apesar de não serem tão territoriais como os seus primos americanos, definem-se sempre um ou dois machos dominantes,(dependendo do tamanho tanque), e a luta entre eles pelas femêas, atinge grande violência.

O tanque além da água com as condições de ph já mencionadas, deve apresentar um fundo de areia ou areão e a sua decoração deve conter muitas pedras e rochas, podemos também colocar plantas, no entanto devemos contar com a substituição frequente das mesmas, pois o apetite pelas plantas é voraz, devendo o mesmo ser compensado com granulado que na sua composição, contêm matéria vegetal, ou podemos introduzir na sua dieta vegetais naturais préviamente picados.

A filtragem é também um aspecto de extrema importância num tanque de ciclideos, que devido ao apetite voraz, e ao tamanho razoável que atingem, produzem também muitos detritos. Pessoalmente no meu tanque que comporta 250 litros e em média conta com cerca de 10 a 15 individuos, optei por montar dois filtros exteriores ambos com capacidade para filtar em poucas horas,várias vezes a capacidade do tanque.

Os filtros em questão, além da matéria filtrante, que deve reter os residuos orgânicos, devem conter componentes biológicos, cuja função é desenvolver báctérias, que se alimentam dos referidos residuos retidos.

 Apesar da importância do que até agora foi referido, não se deve descurar a limpeza dos filtros, (uma vez por trimestre), mas ter em atenção que a matéria filtrante biológica, não deve ser sujeita a nenhuma limpeza, pois devem ser preservadas as bactérias, caso contrário o equilibrio biológico do tanque fica comprometido.

Este texto pretendia dar a conhecer de forma bastante ligeira, uma especie que pelas suas caracteristicas tem cativado muitos aquarófilos, não tem a  pretensão de esgotar o assunto, sendo bastante fácil encontrar sites que abordam de forma muito técnica o assunto.

facebok