InovGrid- Redes Eléctricas Inteligentes

12-07-2011 22:44

InovGrid é um projecto inovador que visa dotar a rede eléctrica de informação e de equipamentos capazes de automatizar a gestão das redes, melhorar a qualidade de serviço, diminuir os custos de operação, promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental.

 

Vai ser possível controlar e gerir, ao instante o estado de toda a rede de distribuição eléctrica, e permitir que os comercializadores e empresas de serviços energéticos disponibilizem, sobre esta plataforma tecnológica, informação, produtos e serviços energéticos de valor acrescentado para os consumidores. 

Entre outras vantagens para os consumidores,vão com este sistema, ter oportunidade de efectuar um controle dos consumos ao instante.

É na vertente da facturação da energia que se abrem novas possibilidades aos comercializadores, pois será possivel tarifar o kwh de energia, a valores distintos num mesmo dia, em virtude de a powerbox (equipamento a instalar em casa do cliente) permitir apurar o consumo exacto online de cada habitação.

Este projecto já está em aplicação na cidade de Évora,(cidade escolhida como piloto) fazendo já parte do quotidiano de cerca de 30mil clientes.

 

facebok